Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Hiroshima e Nagasaki

      Quando se fala de Japão, como não falar deste atentado, que foi o maior que o mundo já viu!?

      No próximo dia 06 de agosto, completará 71 anos desta tragédia. Um Boeing E-29, com nome de Enola Gay, lançou sobre a cidade de Hiroshima uma bomba atômica, em missão comandada pelo governo americano. Neste primeiro "grande ataque" morreram cerca de 140 mil pessoas, as 8:15 hs da manhã, horário de Hiroshima. A bomba explodiu a cerca de 500 metros do chão e ao ver a nuvem de fumaça e o tamanho da crueldade, o copiloto Robert Lewis escreveu no diário de bordo: "Deus, o que fizemos?"
      Comandado por Paul Tibbetts, o ataque tinha o objetivo da rendição dos japoneses e assim colocar fim a segunda guerra mundial, que teve início em 1939 e tinha dois grupos em confronto: União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido (aliados) e do outro lado Japão, Alemanha e Itália (Eixo).
     Em 1945, a guerra acabou pois já haviam derrubado os líderes da Alemanha (Adolf Hitler) e da Itália (Benito Mussolini) mas Estados Unidos e Japão ainda confrontavam, foi quando novamente, no dia 08 de agosto, lançaram sobre a cidade de Nagasaki uma bomba ainda mais potente, causando a morte de mais 70 mil pessoas, aproximadamente,
      No dia 15 de agosto, depois de avaliar o estrago feito pelas bombas e pela crueldade americana o Japão se rendeu, finalizando ali, uma guerra fria e sem limites!
      Dados úteis:
      A guerra iniciou-se em 1939 e teve fim em 1945
      As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram lançadas em 1945, dias antes do final da guerra



      A seguir, em ordem de exposição, fotos da cidade após a explosão da bomba, foto do momento em que a bomba explodiu, a bomba "Little Boy" lançada sobre Hiroshima e a foto de sobreviventes da tragédia









                                                  Rosa de Hiroshima (Ney Matogrosso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário